Plano de Mercadorias (Merchandise Planning)

O planejamento de vendas, estoques e necessidades de compras da companhia na visão de categorias acontece neste módulo.

O plano de mercadorias deve ser tratado como uma abordagem sistemática. Destina-se a maximizar o retorno sobre o investimento, através do planejamento de vendas e estoque, a fim de aumentar a rentabilidade. Isto é feito maximizando o potencial de vendas e minimizando os prejuízos causados por quedas e indisponibilidades, levando em consideração as restrições do negócio do varejo.
Plano de mercadorias é compreendido por uma abordagem sistemática por várias questões: 
Se faz necessário o uso de sistemas para garantir as pessoas certas, os processos corretos e o suporte correto para as atividades do planejamento. Sem as pessoas e processos corretos os resultados desejados não são obtidos. O software para varejo a ser utilizado é um elemento chave – a peça final de um quebra-cabeças.
É destinado a maximizar o retorno sobre o investimento. Obviamente, hé um desembolso financeiro em estoque, mas, menos evidentemente, há também um investimento financeiro considerável em espaço de varejo, pessoas e infraestrutura corporativa. Novamente, enquanto o investimento financeiro é o tipo mais óbvio, não se deve negligenciar o “custo de oportunidade” do investimento no tempo que é requerido pelo planejamento. Para isto, uma solução de planejamento de mercadorias (merchandise planning) inteligente se faz novamente muito necessário e importante.
Alcançar objetivos no varejo através do planejamento de vendas, estoques e necessidades de compras. Esses três elementos estão intrinsecamente ligados e encontrar um equilíbrio ideal é a chave para o sucesso do varejo. Para isto, busca-se fazer mais do que simplesmente calcular uma quantidade de compra. Se faz necessário equilibrar cuidadosamente a exigência de suporte às vendas com as restrições e tensões impostas pelos layouts de lojas e problemas de armazenamento e transporte, além de principalmente atender à demanda do shopper que é a figura principal de todo este processo.
Coloque foco no Planejamento de Mercadorias (merchandise planning) para aumentar a lucratividade. A rentabilidade é o principal motor da maioria das empresas. O planejamento de mercadorias (merchandise planning) fornece aumento de margem diretamente para o resultado final. O aumento da lucratividade se dá “ maximizando o potencial de vendas e minimizando as perdas por redução de preço e estoques ”. Existem duas áreas principais de vazamento de lucro no varejo. Em primeiro lugar, as vendas perdidas resultantes da falta de estoque e, em segundo lugar, as reduções de margem forçada devido ao estoque excessivo.

O Intelliti Compass proporciona confiança na visão financeira e como na visão de volumes do planejamento de mercadorias (merchandise planning).

O planejamento de mercadorias (merchandise planning) do Compass tem uma abordagem que direciona o varejista a selecionar, comprar, apresentar e vender mercadorias para maximizar o retorno sobre o investimento e satisfazer a demanda do consumidor. A solução é de fácil uso para os planners e gestores proporcionando um processo totalmente guiado oferecendo praticidade e poder para o varejo que usa o Intelliti Compass.
Este módulo é de extrema importancia pois garante ao varejista direcionar corretamente a sua compra mantendo a segurança e a rentabilidade do negócio (ver também o módulo de OTB do Intelliti Compass).
Alinhe a estratégia de seu varejo e/ou atacado com a expectativa do shopper utilizando o merchandise planning do Intelliti Compass.