Plano de Sortimento (Assortment Planning)

Encontrar o sortimento ideal para cada loja é algo tão valioso que é considerado o Santo Graal do varejo.

Um plano de Sortimento Ideal, garante o sucesso de vendas e a fidelização do Shopper em cada ponto de venda.
O grande desafio de uma rede varejista, é planejar, controlar  e ajustar o sortimento ideal. O plano de sortimento do Intelliti Compass proporciona isto ao varejo.
O sortimento nada mais é do que o conjunto de tudo o que é comercializado dentro de uma loja. Nela os produtos são divididos em categorias e subcategorias, conforme cada necessidade.
Por exemplo na categoria de Roupas, podemos ter as subcategorias “Bottom” e “Top”. Podemos ainda ter níveis para cima e para baixo e formar assim o desenho da estrutura mercadológica do varejo que precisa ser muito bem montada para um bom desempenho do negócio.

O sortimento do varejo tem por principal objetivo atender aos desejos e necessidades do shopper.

Tenha o produto certo no ponto de venda certo, com a quantidade ideal e principalmente para o público alvo correto.
O varejo necessita compreender quais públicos-alvo se deseja atender. Em uma rede de lojas, haverá variações demográficas em termos de renda, sexo, idade, etc. dos consumidores que estarão fazendo suas compras em cada loja. A variedade e o sortimento, então, podem ser diferentes para cada uma das lojas de uma rede, seja em termos de com quais categorias trabalhar, ou que faixas de preço de produtos devem ser vendidos ou mesmo quais cores, estilos e tamanhos são mais apropriados para os públicos-alvo.
No Intelliti Compass, o  módulo de Plano do Sortimento ja nasceu com a filosofia de atender às necessidades do Shopper e assim fazer o varejista vender corretamente, vender mais e sempre, criando a fidelização dos clientes.